Pesquisar

Translate this page

Unboxing e Primeiras Impressões do Galaxy Tab A9+ 5G com 8 GB de RAM

Publicado em 18/12/2024 no Samsung Members
Atualizado em 17/04/2025


Eu comprei um Galaxy Tab A9+ 5G no dia 08/11/2024, e chegou pra mim dia 19/11. Mas a versão que comprei é um pouco diferente, já que é uma versão que infelizmente não tem no Brasil.

20241119_210014.jpg

Pra contextualizar, estava buscando um tablet para substituir o meu já cansado Galaxy Tab S5e (comentei sobre ele aqui) e inicialmente queria pegar o Galaxy Tab S6, mas depois conclui que o Galaxy Tab S7 seria mais interessante.

Contudo, não estava achando nenhum dos dois com preço ok, e a ideia de pegá-los já usado e ter que lidar com OLX ou Mercado Livre não estava me empolgando, já que a experiência que tive com o Tab S5e foi um pouco problemática, então desisti.

Daí verifiquei o Tab S9 FE, e ele parecia ser um sucessor bacana pro Tab S5e. Mas três coisas me chatearam nele: estar por mais de R$ 2000 mesmo em promoção, só ter 2 saídas de som (contra 4 do meu Tab S5e), e a versão brasileira só ter 6 GB de RAM, que embora ainda seja legal para um smartphone básico, para um tablet já pode ser um problema.

O Tab A9+ não estava nos meus planos, já que no Brasil, oficialmente só tem a versão com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento na cor grafite, pontos que já me atrapalhavam no meu Tab S5e.

Mas vi que ele tinha quatro saídas de som, Modo DeX e conector magnético para plugar capa teclado (embora a capa teclado dele só foi vendida em poucos países, como comentei aqui), e lá fora teve versões com mais RAM e armazenamento, o que chamou a minha atenção.

Eis que descobri um vendedor vendendo justamente o Tab A9+ com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, e embora não estivesse com preço incrível, por saber que era importado, também não achei um preço exagerado pela "raridade", e então decidi comprá-lo.

Comprei na cor azul escuro, e descobri que ele veio do Irã, além de não vir com carregador, apenas o cabo USB-C.

Abaixo seguem mais fotos dele:

20241119_210041.jpg20241119_210130.jpg20241119_210201.jpg20241119_210233.jpg

Passado algumas semanas que comprei o Galaxy Tab A9+ com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, comentarei as minhas primeiras impressões da experiência que venho tendo com ele.

tab-a9-plus-1.jpg

DESIGN E ACABAMENTO: É um pouco mais pesado do que gostaria, mas gostei que a traseira é em metal. As bordas poderiam ser mais finas, mas não me desagradaram. Mas não gostei de tanto a traseira quanto a tela sujarem com marcas de dedos com extrema facilidade. Colocar película de vidro, película traseira (essa tive que importar) e capinha é obrigatório; o conector para fone de ouvido em uma das quinas chama a atenção, mas poderia estar posicionado no topo, mesmo;

TELA: Apesar do LCD não vir com IPS ou PLS, não achei a tela ruim, até por não ser muito exigente nesse aspecto;

SOM: Ok, não me surpreendeu, mas faz o seu papel, principalmente por ter 4 saídas de som;

CÂMERAS: Ponto fraco dele. A câmera traseira tem dificuldades para ler QR Codes, e a frontal é só quebra-galho para videochamadas, mesmo;

BATERIA: Também não me surpreendeu muito. Em uso básico, pode aguentar uns 3 a 4 dias fora da tomada, mas esperava mais. A tela em 90Hz e o fato de ser LCD devem contribuir para um consumo maior.

ANDROID E ONE UI: Estou mantendo ele na One UI 5.1.1, e comparando com o meu antigo Tab S5e, não perde muito em recursos. Basicamente perdeu o DeX sem fio e o Music Share, além das configurações de coloração da tela (por não ser AMOLED) e do suporte oficial ao Good Lock (mas uso o Fine Lock, e o Theme Park também funcionou), mas o resto está tudo lá.

DESEMPENHO: Nada a reclamar nesse aspecto, principalmente pelos 8 GB de RAM e ainda com o RAM Plus, além do armazenamento em UFS 2.2.

EXTRAS: Consegui usar um adaptador OTG nele sem problemas, inclusive com mouse direto, sendo que no Tab S5e, pra usar um mouse com fio, tinha que conectá-lo em um hub.

tab-a9-plus-2.jpg

tab-a9-plus-3.jpg

Ainda gostaria de aproveitar o conector magnético dele com a capa teclado, mas infelizmente ela não é vendida oficialmente no Brasil. Comentarei mais sobre isso em uma futura postagem.

Deixe nos comentários o que você acha do Galaxy Tab A9+ e, se você tiver um, compartilhe também a sua experiência com ele.