Pesquisar

Translate this page

Galaxy Tab S5e em 2023

Publicado em 31/07/2023 no Samsung Members
Atualizado em 20/04/2024


Adquiri um Galaxy Tab S5e usado em Junho de 2023, para substituir o meu já cansado Galaxy Tab A 10.5 2018 (que eu comentei aqui).

Aqui estão as minhas considerações a respeito do tablet:

  • Eu comprei o meu Tab S5e junto com a capa teclado, e tem funcionado bem. Mas apanhei no começo pra colocar o idioma certo, pois no Android 11, tem que colocar no idioma "Brasileiro", já que por padrão, ele fica em Português de Portugal, e os botões de pontuação não batem, e a acentuação falha.

  • Me chateou o Tab S5e não ter entrada para fone de ouvido. Tive que comprar um adaptador para poder usar o fone e carregar ao mesmo tempo (mesmo que não carregue rapidamente nesse caso). Testei um fone Bluetooth, e também funcionou, mas a minha prioridade é usar o fone normal mesmo.

  • Queria aproveitar a possibilidade de utilizar mouse e pen drive usando um adaptador OTG. Comprei um da própria Samsung (mas não sei dizer se é realmente original, já que visualmente lembra o modelo que vem no Galaxy Book S, por exemplo). No Tab A 10.5, funcionava normal, assim como no meu Galaxy Book2. Mas no Tab S5e, embora reconhecesse a presença do adaptador, não reconhecia o meu mouse. Só resolvi o problema usando um hub USB que eu tinha guardado, e estava sem uso. Uma pena que no adaptador pra fone de ouvido, o OTG não funciona, mesmo com o hub.

  • O modo DeX é bastante interessante. Gostei da possibilidade de colocar atalhos na área do papel de parede, inclusive do app Meus Arquivos (coisa que nem no Chrome OS é possível, mesmo sendo mais antigo). Mas alguns pontos me incomodaram: não consigo reorganizar o painel rápido, a ausência do suporte a widgets, e o fato dele não ser compatível com o Good Lock e seus módulos. No geral, é uma experiência bacana, mas não substitui o uso de um notebook.

  • Ainda sobre o modo DeX, notei que o desempenho dele no Tab S5e não é lá aquelas coisas, devido a RAM estar sempre no limite (tanto é que sempre avisa pra fechar apps sem uso, porque está com pouca RAM, e isso mesmo com poucos apps abertos), e provavelmente o processador não ser muito potente, considerando que o Snapdragon 670 já era de categoria intermediária em 2019, então hoje já é nível básico pra baixo. Deixou mais de 1 aba aberta do Samsung Internet, pode ter certeza que a em segundo plano vai recarregar.

  • Especificamente sobre os recursos do modo DeX, sinto falta de algumas coisas:

    1. De poder utilizar o modo DeX via USB no meu notebook;
    2. De poder reorganizar os atalhos do painel rápido;
    3. Do suporte a widgets na área de trabalho.
    4. O Theme Park não dá suporte ao modo DeX.
    5. Não consigo mostrar os segundos no relógio da barra de atalhos
    6. Não consigo personalizar o formato da data na barra de atalhos (não gosto desse "Qua, 20/03", preferia só o "20/03/2024", como é no Windows);

  • No modo normal, gostei de poder colocar mais de seis atalhos na dock. Mas o ajuste dos widgets ainda segue limitado.

  • O desempenho no modo normal ainda segue bem decente, embora não tenha me impressionado, em relação ao Tab A 10.5 (que usava o Snapdragon 450).

  • Chamou a minha atenção o Good Lock estar na Galaxy Store oficialmente (o que não ocorria no Tab A 10.5), e ainda o Theme Park estar disponível, mesmo o Tab S5e não tendo o Galaxy Themes embarcado. Todos os módulos funcionaram corretamente.

  • O som estéreo de quatro saídas funciona tão bem quando o do Tab A 10.5 (que também tinha quatro saídas).

  • Outra coisa que não esperava era o suporte ao app da Caixa, que não tinha no Tab A 10.5 (eu tinha que baixar o apk a parte).

O meu Tab S5e veio com três defeitos:

  • A tela dele está mais clara na área perto do conector magnético (na verdade, só se nota a claridade quando está numa tonalidade cinza escuro, senão, parece normal);

  • O carregamento dele, que sempre carrega de forma lenta, e isso mesmo usando o carregador de 10W que usava no Tab A 10.5 (que nele carregava rápido ou normal). Pra chegar de 15 a 100%, demora 13 horas. Até testei um carregador de 18W da Motorola (que é a potência base do Tab S5e), mas continuou relatando carregamento lento. Só resolveu quando eu passei a usar o carregador de 45W do Galaxy Book2, e no modo rápido, o carregamento passou a levar 2 horas.

  • A tela do meu Tab S5e dá a impressão de que vai sair do lugar a qualquer momento (embora na prática parece ser só impressão mesmo). Tem vestígios de cola nas bordas, e o vão da tela com a carcaça é maior do que deveria. A tela não parece ter sido trocada, e vi relatos na internet de pessoas que disseram estar na mesma situação.

Inicialmente não queria pegar um Galaxy Tab S (são mais caros, mesmo usados, e pela depreciação, atrapalha na revenda), mas os seguintes pontos foram decisivos para considerar o Tab S5e:

  • O Tab A7 e Tab A8 não eram uma opção, por virem com a One UI Core, e como eu uso o Good Lock, não daria certo;
  • Não queria tablet com menos de 10 polegadas, então descartei o Tab Active 3 e o Tab A 8.0 S-Pen (2019);
  • Por ter One UI Core e menos de 10 polegadas, também descartei o Tab A 8.0 (2019) e o Tab A7 Lite;
  • Sobrou o Tab A 10.1 (2019), mas ele é inferior ao Tab A 10.5 em vários pontos, principalmente na bateria.
  • Até considerei o Tab S6, mas ainda está caro para se comprar usado.
  • Por não suportar capa teclado, descartei o Tab S6 Lite.
  • Pensei no Tab S4, e se escolhesse ele, até ganharia em vários aspectos com relação ao Tab A 10.5 (como o modo DeX), mas queria sair do Android 10.

Daí optei pelo Tab S5e. Perdi um pouco na bateria (de 7300mAh, foi para 7040mAh), mas ganhei em vários aspectos:

  • Modo DeX (embora não consegui espelhar o DeX no Windows usando o programa);
  • Filtro de luz azul com ajustes (tonalidade e agendamento), que até o Tab S7 não tem;
  • Android 11 com One UI 3.1 (com a exibição do app de Configurações otimizada para telas maiores, como era até a Samsung Experience 9.5);
  • Tela Super AMOLED;
  • processador e câmeras superiores (embora a traseira tenha perdido o flash, apesar de, na prática, não fazer muita diferença);
  • 64 GB de armazenamento (os 32 GB do Tab A 10.5 já não estavam dando pra mim, e olha que eu nem sou exigente nesse aspecto);
  • 4 GB de RAM (contra os 3 GB do Tab A 10.5)

O que você achou? Você também tem ou já teve um Tab S5e? Compartilhe abaixo suas dúvidas ou observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário