Pesquisar

Translate this page

Galaxy A24: Primeiras impressões

Publicado em 14/07/2023 no Samsung Members
Atualizado em 13/04/2024


Comprei um Galaxy A24 na Samsung Members Shop no dia 10/07/2023. Paguei R$ 899, e chegou no dia 13/07/2023, 1 dia antes do prazo, através da Total Express.

Vou deixar abaixo as minhas impressões iniciais do aparelho:

  • Esperava que a caixa do aparelho estivesse mais protegida dentro do pacote enviado. Veio numa caixa grande, mas sem um plástico bolha pra dar mais proteção a caixa do aparelho.
  • Comprei na cor preta, e o acabamento dá uma boa segurança para usá-lo sem nenhuma capinha, sensação que não tinha no meu smartphone anterior, que usava o mesmo material (um Nokia 5.3).
  • Tanto a tela quanto a traseira são suscetíveis a marcas de dedo, e marcam com bastante facilidade. Colocar película e usar capinha vai ser meio que obrigatório pra não ter que ficar limpando toda a hora a superfície de ambos os lados.
  • Embora o notch em U seja um ponto fraco (mesmo sendo uma evolução se comparado com o A23 ou mesmo com o meu smartphone anterior, que usavam notch em V), e as bordas laterais e superior são mais grossas do que deveriam (o do meu smartphone anterior era um pouco menor), o visual até que tem uma certa harmonia, e não é difícil se acostumar com o mesmo.
  • A tela Super AMOLED é realmente o ponto forte dele.
  • Embora não não vir com os sensores de proximidade e luminosidade sejam pontos fracos, ao menos usar a câmera frontal como sensor de proximidade funcionou bem para chamadas de voz e de WhatsApp.
  • O slot ser triplo e ter entrada para fone de ouvido são pontos que julguei positivos, e justificaram eu não ter considerado o A33 ou A34, por exemplo. Uma pena não vir mais o fone na caixa.
  • Outro ponto forte é a One UI dele, que além de não ser a Core (diferente do A21s, A22 e A22 5G), não fica devendo muito para os modelos mais caros. Tem o Painel Edge, a tela dividida, a tela pop-up, e também o Smart View, os toques para acender e apagar a tela e o Captura Samsung. Ele ainda tem o Always On Display e o Modo Continuidade, o que não é comum nessa linha. Pra ficar completo mesmo, só ficou faltando a Bixby e seus complementos (como o Bixby Vision) e o Gravador de Tela.
  • Me chamou a atenção que eu consegui desinstalar o Samsung Relógio e desativar o Samsung Clima, já que ambos normalmente nem desativar com facilidade você consegue. Em compensação, não consigo desinstalar o Google Mensagens (mesmo tendo o Samsung Mensagens instalado, o que eu também não esperava) e o OneDrive.
  • Por ter a One UI normal, consigo usar o Good Lock e seus módulos. Contudo, o app ainda não aparece na Galaxy Store, indicando que ainda não tem o suporte oficial. Mas consegui utilizar os módulos sem maiores problemas, através do NiceLock, incluindo o Registar.
  • Quanto as câmeras, deu pra perceber que a principal e a frontal são boas, a ultrawide é realmente fraca em definição, e a macro até que não é descartável, e é até um pouco superior que o meu smartphone anterior (em que as fotos eram sempre mais escuras).
  • O som dele poderia ser melhor no volume máximo. Achei mais baixo do que deveria. No fone de ouvido, não tenho esse problema, mesmo sem chegar no volume máximo.

Quanto a autonomia de bateria, no meu caso, em uso moderado, para redes sociais (Facebook e Twitter), WhatsApp e Google Chrome, consigo 2 dias, mas não com a folga que eu imaginava.

Em standby o consumo parece bom, mas ao usar, esperava resultados mais surpreendentes, tendo em vista que a autonomia de bateria é o principal chamariz dele.

Abaixo, o gráfico para se ter uma ideia.

Quanto ao tempo de carregamento, desativando o carregamento rápido:

  • de 15 a 100% leva 2 horas e 20 minutos
  • de 5% a 100% leva 2 horas e 40 minutos.

Deixando claro que o Galaxy A24 não era a minha primeira opção de smartphone. Inicialmente a minha ideia era pegar o Galaxy A51, mas como não deu certo, meu foco tinha passado a ser o Galaxy A52s ou Galaxy A52 5G (ou o 4G, na pior das hipóteses), mas tinha considerado ainda os M23, A23 5G e A23, nessa ordem. Mas só passei a considerar o A24 mais recentemente pelo custo-benefício (os A52 não estão chegando no patamar dos R$ 1300 ou menos, o M23 não está chegando nos R$ 1200 ou menos, e os A23 não estão chegando nos R$ 1000 ou menos), embora não ter 5G, som estéreo, 6 GB de RAM e macro de 5 MP sejam recursos que eu tive que relevar (e descobrir depois que ele não vem com a Bixby Vision e com o Gravador de Tela também, embora o Google Lens acabe compensando no primeiro caso).

Você também tem um Galaxy A24? Concorda ou discorda com os pontos que eu levantei? Deixe abaixo suas impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário