Pesquisar

Translate this page

IPS Glow: a tela do seu notebook tem?

Publicado em 06/04/2024 no Samsung Members
Atualizado em 25/04/2024

Todos os tipos de tela tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Embora o IPS (PLS nos dispositivos da Samsung e WVA nos notebooks da Dell) proporcione menor distorção das cores em diferentes ângulos, ele tem um ponto fraco bem chato, que vem me incomodando bastante no meu Galaxy Book2: o IPS Glow.

Nas primeiras impressões do Galaxy Book2 (que você pode conferir aqui), até comentei que a tela do meu Galaxy Book2 veio com defeito. E talvez tenha vindo, mesmo.

Mas analisando melhor, tem a possibilidade de eu só estar sofrendo com o IPS Glow, que é basicamente uma leve distorção na coloração, que geralmente afeta mais os cantos e as bordas, e só é perceptível com a tela exibindo a cor preta. No dia a dia, me afeta mais quando estou assistindo a filmes onde a proporção da imagem não é a 16:9, onde as barras pretas são exibidas.

E, nos meus testes, não parece ser uma distorção fixa, mas sim que varia conforme o meu ângulo de visão. Dependendo da posição onde observo ou mesmo da distância, a distorção fica mais ou menos perceptível.

A foto abaixo é com brilho em 50%, que é o brilho que utilizo no dia a dia:


E aqui é com o brilho em 100%, que não uso, mas quando mostra a tela de boot, fica nessa taxa:

A foto faz parecer ser algo bastante grave, mas na prática, não é pra tanto, porque a câmera do smartphone (no meu caso, um Galaxy XCover Pro) já tem a sua própria distorção, e acaba clareando mais do que realmente é, além de que, como comentei, se eu movimentar a câmera, a cor laranja diminui, simulando o que comentei sobre o ângulo de visão.

Penso que se fosse um vazamento de luz, eu veria uma iluminação além do normal saindo pelas bordas, o que não é o caso.

Ainda assim, me decepcionou bastante esse problema, e mesmo querendo relevar, é complicado.

Faça o teste e deixe nos comentários se seu Galaxy Book apresenta situação semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário