Pesquisar

Translate this page

Galaxy Book2: erro Rede e Internet “Não conectado”

Publicado em 31/01/2024 no Tecnoblog Comunidade
Atualizado em 24/04/2024


Um problema estranho que vem afetando meu Galaxy Book2 NP550XED-KS3BR está relacionado com a conexão à internet, mais especificamente com a porta LAN/Ethernet.
Com o cabo de rede plugado, nunca tive problemas para navegar na internet, uma vez que na barra de tarefas está sinalizado que a conexão está funcionando normalmente.
Contudo, em algumas sessões, quando vou abrir as configurações de rede, estranhamente o Windows me informa que meu computador está com status “Não Conectado”.
Ué? Como assim “Não conectado”, se na barra de tarefas sinaliza que estou conectado, e consigo navegar normalmente?
É isso mesmo!
Detalhe: o Wi-Fi não está conectado a nenhum ponto de acesso (o que acredito que seja um comportamento esperado, embora não tenha 100% de certeza).
Como disse, consigo navegar no Google Chrome e em outros apps que necessitam de conexão com a internet sem transtornos.
Contudo, em 1 programa, eu tenho problemas com isso: a Microsoft Store.
Nesse cenário, quando vou tentar instalar ou atualizar os aplicativos, o status de instalação me informa tudo, menos que o aplicativo está sendo baixado.
Vocês viram que um dos aplicativos já até mostrou, de cara, o status “Ocorreu um erro de nossa parte”. Isso às vezes acontece com os outros apps depois de mostrar todos esses status que ilustrei nas capturas de tela.
Até pra pausar ou cancelar, ele não responde imediatamente.
Mas não importa o que eu faça, os apps não baixam.
Quando vou verificar os detalhes, o erro 0x80D03805 é retornado.
Daí vou investigar o erro no Microsoft Community neste link, nem eles tem uma resposta conclusiva, e sugerem vários procedimentos de reparo, dando a entender que o problema é no Windows.
Mas descobri que, no caso do Galaxy Book2, não é.
O problema é o driver da porta LAN/Ethernet.
Fiz o teste da seguinte forma: indo em Configurações Avançadas de Rede, e desabilitando o controlador da porta Ethernet.
E, em seguida, habilito novamente.
E… problema resolvido.
Pra ter certeza, abro a Microsoft Store, e surpresa: os apps começaram a baixar e a instalar:
Isso que aconteceu com a Microsoft Store se aplica ao Windows Update, já que a Microsoft Store depende do Windows Update.
Demorei pra descobri que meus problemas com a Microsoft Store e o Windows Update não eram do Windows, e sim do driver de Ethernet.
Só pra constar, a versão do controlador da porta Ethernet é essa:
Ou seja, está precisando de uma atualização urgentemente (embora eu tenha instalado a versão 1168.15.717.2023, que achei no Driver Identifier, e não resolveu o problema).
Vi alguns relatos que os problemas com a Microsoft Store / Windows Update não efetuarem o download já apareceram em outros notebooks da Samsung.

Você também já teve esse problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário