Pesquisar

Translate this page

Galaxy Book2: Primeiras Impressões

Publicado em 02/07/2023 no Samsung Members
Atualizado em 13/04/2024


Comprei o Galaxy Book2 com Intel Core i7 1255U, 8 GB de RAM, 256 GB de SSD + 1 TB de HD (NP550XED-KS3BR) na Loja Samsung através do Mercado Livre por R$ 3506 no dia 27/06/2023.

Chegou bem embalado, e dentro do prazo estipulado no anúncio (30/06/2023), embora não tive retorno do rastreio do produto e código da transportadora pelo Mercado Livre, e o atendimento por chat me passou que a chegada do produto seria três dias depois, e o rastreio da transportadora (que foi a Total Express) colocou 5 dias depois.

Fiquei surpreso com o tamanho da caixa, que é menor do que eu esperava, além de que esse modelo vem com aquele plástico que protege a tela de ser marcada pelas teclas do teclado, o que eu gostei bastante.

Embora tenha gostado do carregador ser USB-C, não achei o cabo e o conector resistentes, e acredito que não vai durar o que deveria.

Embora tenha gostado de ter vindo com dois USB-C, não gostei dessa versão ter os dois conectores juntos (a solução da versão gringa é melhor). Acaba complicando no uso de adaptadores OTG para USB-A. Uso um modelo da Samsung, e não dá pra plugar dois do mesmo modelo, por exemplo. Teria que obter um adaptador no formato de cabo.

O produto é o que eu esperava, mas a tela não veio 100% perfeita (noto que o preto não é exatamente preto em uma das bordas, ficando um tom meio alaranjado, embora não seja vazamento de luz), embora no dia a dia não se note nenhum problema (está me incomodando, mas como já conheço esse problema de outros modelos de outras marcas, só vou torcer para não piorar).

Esperava um pouco mais da duração da bateria (até agora está sofrendo pra durar 4 horas em uso moderado), e o tempo de carregamento também não é nenhuma maravilha (entre 1h30 e 2 horas).

Chamou a atenção que o HD na BIOS e no programa HWiNFO diz que é da Western Digital, mas o Windows reconhece como se fosse da Toshiba. Não quis abrir a tampa de upgrade para confirmar.

Quanto ao cooler, mesmo no modo de baixo consumo, não é exatamente silencioso.

Achei interessante que a versão que eu comprei não vem com o adesivo destacando as principais especificações do produto no canto esquerdo da base.

Quanto ao produto em si, escolhi por ter a porta LAN e as portas de upgrade fácil, ter um visual familiar, a cor grafite, mas seria legal se o teclado tivesse vindo com retroiluminação e o botão POWER tivesse suporte a leitor de digital, ou pelo menos um LED indicando que está aceso (o Num Lock também), como o do Caps Lock.

Quanto aos softwares, sinto falta de um programa para sinalizar quando as teclas de Caps Lock, Num Lock, Scroll Lock e outras são acionadas, como tem na concorrência (inclusive estou usando um app da Lenovo pra fazer isso).

Um problema que teve foi que, após instalar uma atualização, ela vinha de novo, e depois de instalá-la, ao reiniciar, o sistema não sobe. Fica cerca de 1 minuto preso na tela "Samsung Galaxy" e daí reinicia. E fica nesse loop.

Só resolveu indo no Ambiente de Recuperação do Windows e desinstalando a atualização de qualidade.

Contudo, depois de várias reinicializações, mesmo o sistema iniciando depois da correção, notei que ele voltou todo corrompido, com programas dando erro pra abrir, e o SSD com fragmentação acima do normal (18% segundo o Defraggler) pode ter contribuído pra isso.

Como tive esse problema duas vezes, e notei que a imagem do Windows que veio com o notebook não me pareceu muito confiável, optei por usar a ISO oficial do Windows 11 22H2 e fazer uma atualização em cima, mas apagando todos os arquivos.

A tela do Galaxy Book2 que veio pra mim também me incomodou.

Não sei se é geral, mas a tela quando fica preta acaba evidenciando uma tonalidade incorreta nas bordas, como se houvesse alguma pressão nessas regiões.

Não é vazamento de luz, mas ainda assim não parece normal, e continuo achando que é defeito.

Contudo, em qualquer outra situação, a tela parece perfeita.

Como já vi problemas parecidos em várias unidades do Dell Latitude 3420 do meu serviço (também comprados recentemente), e não tive uma experiência boa com a troca da tela de um deles (acabaram instalando uma tela pior que a que estava antes), não me animei a devolver o notebook (1 ano antes comprei um Acer Aspire 5 A515-54-74F9 que tinha um claro vazamento de luz na borda inferior, e defeito no conector do fone de ouvido, e devolvi, como comentei aqui) ou reclamar com o suporte técnico da Samsung a respeito (ao menos por enquanto).

Mas me preocupa que as telas de notebooks mais novos possam vir com esse problema, e torço para que o problema não piore.

Você também comprou um Galaxy Book2? Deixe as suas observações abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário