Pesquisar

Translate this page

One UI 6: Erro ao instalar APKs antigos

Publicado em 22/02/2024 no Samsung Members
Atualizado em 20/04/2024


A One UI 6 teve várias mudanças controversas.

Mas uma das mudanças que mais está me causando problemas nem é exatamente culpa da Samsung, mas sim da própria Google, que é a restrição a apps muito antigos no Android 14.

Há argumentos favoráveis a essa medida (segurança e confiabilidade), mas na prática, só atrapalha quem ainda utiliza apps específicos que não receberam novas atualizações nos últimos 10 anos, que teoricamente funcionam sem maiores problemas nas versões atuais.

Por exemplo, no Galaxy M34 do meu irmão, afeta especificamente em jogos mais antigos.

Ele foi tentar instalar o jogo Bejeweled 2 via sideloading no próprio aparelho, mas a seguinte mensagem aparece:

Contudo, descobri uma forma de contornar essa restrição, embora não seja um procedimento exatamente simples.

Pra isso, é necessário um PC com os drivers da Samsung instalados, e o aparelho precisar estar com as Opções de Desenvolvedor habilitadas, e nela, habilitar a opção de Depuração USB.

Com isso, eu posso me conectar ao aparelho via Prompt de Comando utilizando o ADB. No caso, eu utilizo a solução Minimal ADB and Fastboot.

Pra instalar o aplicativo, eu executo o seguinte comando:

E eis que o aplicativo instala com sucesso.

O aplicativo abre normalmente, embora me mostre alguns avisos.

Você também já enfrentou esse problema com seu Samsung com a One UI 6?

Nenhum comentário:

Postar um comentário