Pesquisar

Translate this page

Galaxy Book2: 6 meses depois

Publicado em 22/01/2024 no Samsung Members
Atualizado em 20/04/2024


Comprei o Galaxy Book2 modelo NP550XED-KS3BR no dia 23/06/2023, e recebi 1 semana depois. Agora, 6 meses depois, eis as minhas impressões atualizadas:

(Comentei as primeiras impressões aqui).

  • Desempenho: como uso para navegação na internet, edição de documentos e, de vez em quando, edição de fotos e vídeos leves, não tenho nada a reclamar (só fiz uma observação sobre a falta de uma versão com GPU dedicada, aqui, embora pra mim isso não seja um problema). Só destaco que o cooler não trabalha de forma totalmente silenciosa (mesmo com o Modo Silencioso do Samsung Settings ativado, apesar de que eu costumo utilizar no Modo Otimizado), embora o barulho não chega a incomodar, e a região do teclado onde fica o cooler (lado direito) não esquentou em nenhum momento.

  • Consumo de RAM: 8 GB para o Windows 11 realmente é o mínimo razoável para o uso que venho fazendo, mas até agora não tive nenhum contratempo por causa disso (futuramente planejo colocar 16 GB). Mas vem me chamando a atenção que as RAMs estão esquentando além do esperado (mesmo com a chapa de cobre teoricamente presente para dissipar o calor o máximo possível), e consequentemente noto um calor um pouco acima do normal no lado esquerdo do teclado, mesmo sem um uso tão exigente (embora o uso das RAMs fica sempre acima dos 80%, mesmo só com o Chrome aberto, o que deve justificar, em parte, esse calor). Nada alarmante (espero), mas um pouco preocupante.

  • Touchpad: como eu prefiro utilizar mouse, até deixo desativado, mas nos testes, funcionou de forma satisfatória. Suja com bastante facilidade, mas como vocês lerão, não é a única região que sofre com isso.

  • Teclado: vem funcionando bem, embora sinto que a tecla "Ctrl" esquerda já vem dando umas falhadas, coisa que eu esperava bem mais pra frente (já que eu realmente uso bastante essa tecla, e não consigo intercalar com a tecla Ctrl direita, por costume), embora não seja com frequência. A retro iluminação realmente faz falta (por sua vez, a ausência desse recurso deixou a tecla F9 mais útil pra mim, já que posso apagar a tela quando estou transmitindo a tela na Smart TV da sala, por exemplo, o que eu perderia com o teclado retro iluminado), e o botão POWER no teclado eu reafirmo ter sido uma péssima decisão da Samsung, tanto que eu evito usá-la, mesmo pra suspender o notebook. Mas o ponto que me incomoda é que o teclado não tem uma boa proteção oleofóbica, e mancha com bastante facilidade. Se você não limpar imediatamente, a mancha ficará permanente, e no meu caso, várias teclas já estão nessa situação. Por fim, as teclas das setas serem tão pequenas também considero um ponto fraco. Se as teclas das setas fossem como era na linha Samsung RV41x, isto é, no mesmo tamanho das outras teclas, seria muito melhor.

  • Tela: reafirmo a boa qualidade das cores proporcionadas pelo painel PLS. Mas esperava mais do recurso antirreflexo, principalmente quando a tela está exibindo a cor preta (principalmente em filmes que não estão em 16:9). Nos cantos inferior direito e esquerdo, ou o antirreflexo está falhando, ou a tela está com defeito nessa área, onde o preto (dentro do que se espera de uma tela PLS) não fica preto, quase como se algo estivesse pressionando essa área (quando aperto na parte de trás, gera resultando parecido, e por isso a suspeita), ficando meio amarronzado (mas não chega a ser vazamento de luz). Mas não é em todos os ângulos que eu noto isso. Comentei mais sobre isso aqui. Também eu gostava do recurso HDR, até ver que, dependendo do modo de tela (deixo automático), o tom escuro fica azulado, evidenciando a granulação de um vídeo, de acordo com a sua qualidade. Daí achei melhor desabilitar. Notei ainda que ela suja com bastante facilidade, mesmo com a seda de proteção aplicada quando o mesmo está fechado. Gotículas de saliva mancham a tela, e mancham pra valer. Tenho que estar efetuando a limpeza com álcool com uma boa frequência.

  • Bateria: Esse sim, o grande problema do Galaxy Book2. Todos os relatos que eu li dizem que o desempenho da bateria dele poderia ser muito melhor. Ainda assim, no meu caso, a bateria está realmente péssima. Esperava uma duração de, pelo menos, 4 horas (que não seria nada surpreendente). A verdade é que nunca chegou nem perto disso. Na primeira vez, durou menos de 3 horas. Pouco tempo depois, não chegava a 2 horas. Um tempo depois, não chegava a 1 hora e meia. Hoje, não dura nem 1 hora. Está com o desempenho que meu notebook anterior (um Asus VivoBook S400CA, que tinha a mesma quantidade de bateria) demorou 5 anos pra chegar (e ele ainda aguentava quase 2 horas fora da tomada só com PowerPoint aberto, o que tenho minhas dúvidas se o meu Galaxy Book2 conseguirá hoje). E sinto que vai dessa pra pior (um usuário no YouTube comentou que a bateria dele, com 7 meses de uso, já pifou). Ou a minha bateria está com defeito (o que é bem provável), ou o Samsung System Support Service a está prejudicando, já que notei que sempre que ele atualizou, o desempenho da bateria só piorou (e as datas coincidem bastante). Resultado: só o utilizo conectado na tomada, com a proteção da bateria em 85% habilitada (e dizem que ela também não ajuda muito no consumo da bateria). O desempenho da bateria só está aceitável quando eu o desligo, onde ele descarrega 1% a cada 6 horas (ainda assim, não arriscaria deixá-lo desligado fora da tomada por 1 semana, por exemplo, já que vi relatos de usuários que não conseguiram iniciá-lo de jeito nenhum depois de algum tempo desligado).

  • Windows: O Windows 11 que veio de fábrica pela Samsung me pareceu mal otimizado, e talvez seja culpa da empresa sul-coreana. Comentei um pouco aqui. Eu optei por fazer um upgrade utilizando a ISO oficial da Microsoft, fazendo basicamente uma restauração de fábrica. Melhorou um pouco, mas ainda tenho alguns incômodos, principalmente com o driver Ethernet (comentei sobre isso aqui). Aliás, sobre os drivers, destaco que as atualizações de drivers, especialmente a de firmware, deveriam ser mais frequentes (e sobre os drivers, o meu modelo tem um detalhe, que comentei aqui).

  • Áudio: Nos alto-falantes, o som é bastante satisfatório. No fone de ouvido, funciona ok, mas mesmo com o Dolby Access, o áudio não fica tão encorpado, com uma reverberação bastante pobre. A tecnologia utilizada no meu notebook anterior me deixava mais satisfeito com o áudio no mesmo fone de ouvido.

  • Webcam: Destaco o Studio Mode, que tem recursos bem interessantes. Contudo, foi o item que eu menos utilizei até agora.

  • Acabamento: Não é o ponto forte dele (peguei um notebook da Samsung de 10 anos atrás de mesma categoria, e é impressionante o quanto a qualidade da carcaça do Book2 é pior - embora tenha melhorado em relação ao Samsung Book). E sofre do mesmo problema do teclado: a proteção oleofóbica é fraca ou inexistente, e consequentemente suja com bastante facilidade.

Concluindo: pelo preço que eu paguei no Galaxy Book2, esperava bem mais dele em diversos aspectos, e hoje já não tenho a mesma convicção de que fiz um bom negócio o adquirindo (pra começar, poderia ter pago um preço bem menor por ele, principalmente se considerasse a versão com Core i5, que tem custo-benefício superior). Como um todo, ele é apenas ok, com destaque apenas para a possibilidade de upgrades, a porta Ethernet e a tela (e no meu caso, parcialmente). Está me atendendo, mas já não tenho a segurança de que ele seguirá assim por vários anos sem me dar alguma dor de cabeça.

Comente você também se concorda ou discorda dos pontos que eu levantei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário