Pesquisar

Translate this page

Galaxy Tab A 10.5 em 2023

Publicado em 15/08/2023 no Samsung Members
Atualizado em 13/04/2024


Usei entre Outubro de 2021 e Junho de 2023 o Galaxy Tab A 10.5 (2018).

Anteriormente tive um Galaxy Tab E 9.6 16 GB importado dos EUA (SM-T560NU), cujo conector Micro USB acabou estragando, mas já estava meio insatisfeito com a Samsung Experience 8.5 dele, principalmente por não ter como colocar um tema escuro (ou mesmo o Modo Escuro), além do processador Quad Core dele deixar a desejar. Mas gostava da quantidade de bateria dele (7300mAh), e só duas opções mais recentes vinham com essa capacidade: o Galaxy Tab A 10.1 (2016) e o Galaxy Tab A 10.5 (2018). Optei pelo segundo, principalmente por causa da versão do Android mais atualizada, e principalmente por ter a One UI.

Abaixo as minhas impressões:

  • Usei ele sempre sem capinha, e me arrependi. A traseira emborrachada dele é muito vulnerável a riscos, e quando eu o vendi, ele ficou como na foto abaixo.
  • A tela também não era nenhuma maravilha. Marcas de dedo eram bem comuns, e a qualidade do display LCD era nada mais do que decente, tanto em brilho quanto em contraste. Usei sem película, e não tive maiores problemas.
  • As câmeras dele também não eram o seu ponto forte. A traseira eu só usava para escanear QR Codes ocasionalmente, e a definição não era lá aquela coisa, fora que o flash LED dele, embora interessante na teoria, era só inútil na prática. A frontal também só quebrava um galho.
  • Os quatro alto-falantes estéreo são o seu principal destaque. O volume era bom, e embora o áudio não impressionasse pela definição, impressionava pelo conjunto.
  • Outro recurso que chamava a atenção dele era o seu conector magnético. Uma pena que ele só servia para uma dock de carregamento, que eu não tinha, e acho que nem vendido no Brasil foi. Tinha a esperança de aproveitar esse conector com uma Keyboard Book Cover oficial de algum Tab S (já que ele mesmo não ganhou um), mas descobri posteriormente que os conectores não são compatíveis.
  • A função de USB OTG funcionou muito bem nele, especialmente o uso de mouse com fio.
  • O Android 10 com a One UI 2.1 o deixa bastante interessante, e digo que em termos de experiência não perde muito para tablets com a One UI 3, 4 ou até mesmo a 5. Era a versão completa, então deu para aproveitar os módulos do Good Lock (o que você não consegue mesmo em modelos que vieram depois dele, como o Tab A7, Tab A7 Lite e Tab A8), mas não de forma oficial, já que o Good Lock não chegou na Galaxy Store dele. O único ponto negativo é o Filtro de Luz Azul, que não dá pra fazer nenhum ajuste (e tentar automatizá-lo com outros apps também não dá certo). Outro ponto que me incomodou foi que os ícones do painel rápido só podem ser editados com o tablet na vertical.
  • O app da Caixa foi o único que não consegui instalar de forma oficial nele.
  • As especificações dele em 2023 são o seu principal problema. Nem tanto a RAM, mas o processador e o armazenamento. O Snapdragon 450 (do J8, A11 e A02s) já sofre mesmo em navegação na internet, e lidar com 32 GB de armazenamento já não dá muito certo (além de ser eMMC).
  • A duração da bateria dele em uso mínimo era bastante interessante. Em uso moderado, já não impressionava muito, mas ainda longe de ser ruim. Pra carregar, também não tive nenhum problema, embora o tempo de carregamento não seja um destaque.

Ainda acho que ele seja uma opção a qualquer tablet de baixo custo, mas pra optá-lo ao invés de um Tab A 10.1 (2019), Tab A7 ou Tab A8, aí eu já acho complicado, embora ainda considere ele ao invés de tablets com 8 polegadas como o Tab A 8.0 (2019) e talvez o Tab A 8.0 S-Pen (2019) ou Tab A7 Lite de 32 GB. Mas pra quem precisa de mais recursos de produtividade, como o modo DeX, só um Tab S conseguirá atender.

O que você achou? Tem ou já teve um Tab A 10.5? Comente abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário