Publicado em 25/09/2022 no Samsung Members
Atualizado em 13/04/2024
Em 2020, a Samsung renovou a sua linha de notebooks com a família Samsung Book (NP550XCJ, cujo nome oficial é Notebook Plus), com processadores Intel Core de 10ª Geração, design simplificado, mas com retrocessos: tela HD na maioria dos modelos, e alguns com GPU dedicada NVidia MX110. A cor principal era a prata.
Embora o modelo tenha feito um certo sucesso, esses retrocessos foram criticados, e a Samsung, no ano seguinte, resolveu lançar uma nova geração dos Samsung Book, atualizando os processadores Intel Core para a 11ª Geração (NP550XDA, cujo nome oficial é Notebook Plus2), mas já padronizando a tela Full HD para todos os modelos, e colocando a GPU integrada NVidia MX450 em alguns. A cor principal agora era o cinza chumbo.Outra novidade é que, além das versões com Windows 10 e Windows 11, a Samsung também trouxe para o Brasil versões com Linux (NP550XDZ), iniciativa inédita até então.Contudo, ela não dava maiores detalhes sobre qual era a distribuição Linux utilizada.
Na plataforma Business, tinha uma outra informação, que tornava a iniciativa um pouco mais estranha: era Linux numa versão Console.
Mas ainda sem informações sobre a distro utilizada.
Questionei sobre isso no Samsung Members, e recebi o retorno de que a distro utilizada era realmente em versão Console, e que na verdade, se tratava da desconhecida distro Tiny Core.
Achei a iniciativa bastante curiosa, principalmente porque essa distro possui uma versão com interface gráfica (GUI), embora seja bem feia:De toda a forma, esses Samsung Book com Linux não fizeram muito sucesso (uma hipótese é que eles não eram muito mais baratos que as versões com Windows), e a iniciativa não foi repetida nas gerações seguintes.Deixe nos comentários o que você achou dessa iniciativa estranha da Samsung, e se você chegou a ter um Samsung Book com Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário