Publicado em 14/11/2025 no Samsung Members
Atualizado em 14/11/2025
Minha avó nunca usou um smartphone, mas no último ano, comprou dois telefones flip de uma fabricante brasileira que pifaram rapidamente, então minha mãe optou por escolher um smartphone pra ela, já que atualmente já não tem tantos modelos simples novos no nosso mercado (e de fabricantes relevantes, praticamente nenhum) e minha avó é bem exigente com telefone flip (tem que ter tecla grande, coisa que telefone flip mais antigo da Samsung não tem), além de que telefone do tipo barra ela não gostou muito (ela teve um Samsung GT-M2710 Beat Twist branco há vários anos, que era slide e ela gostava, mas pela questão da tecla ser pequena e já não encontrar novo, também desconsiderei).
Achei interessante não pegar qualquer coisa, isto é, com 4 GB de RAM e chipset ruim.
Então acabei indicando para a minha mãe o Galaxy A05s, que apareceu por R$ 600 na cor prata.
O chipset Snapdragon 680, embora não seja péssimo, não me agradou muito, por ter núcleos ARM Cortex-A73 e Cortex-A53 (que são bem antigos), bem como também o armazenamento ser em eMMC 5.1.
Eu até teria escolhido o Galaxy A06 pelo chipset já ter núcleos ARM Cortex-A75 e Cortex A55 (que são mais recentes) ou mesmo o Galaxy A06 5G ou Galaxy A07, que já tem núcleos ARM-Cortex-A76 e armazenamento em UFS 2.2.
Mas pesou o fato do Galaxy A05s brasileiro ter 6 GB de RAM, uma vantagem em relação a outras opções (incluindo da própria Samsung) que ainda vem com 4 GB de RAM, bem como o preço.
Deixando claro que eu não sou fã dos Galaxy A0x, mas como a questão do preço era importante, tentei pelo menos escolher algo que não fosse tão ruim assim, além de que minha avó não vai nem usar internet nele (ao menos, nesse primeiro momento).
Tirei o aparelho da caixa, e vi que o carregador era de pouco mais de 7W, outro ponto fraco, mas achei interessante que o modelo até que não precisou carregar muito na primeira vez, já que veio da caixa com 98% de carga, mesmo o lote sendo de Abril de 2025.
Liguei e fiz as configurações. Ele ainda estava com o Android 14, então o atualizei para o Android 15, e o deixei com o patch de Outubro de 2025. E desativei o atualizador de software via ADB, para não ser um problema.
Senti falta do Modo Fácil (que não achei nas configurações) e, como não achei interessante a minha avó usar a interface padrão da One UI, optei por instalar a BIG Launcher, conhecida por vir em smartphones vendidos com o foco em idosos.
Fiz os ajustes necessários, só faltando realizar os testes de chamadas de voz, que é um ponto bastante importante pra ela.
Pela One UI já não ser mais a Core, até consegui configurar alguns módulos do Good Lock, como o Quickstar e o Navstar.
Me preocupou um pouco a questão dos botões virtuais (especialmente o de "Voltar", que não consegui desabilitar), então deixei o modo de gestos e alterei pelo Navstar para deixá-lo maior e mais visível, só que ainda é uma questão que me preocupa quanto a minha avó conseguir usar adequadamente.
Em standby, a bateria até que vem durando bem, sendo que vai fazer 1 semana sem carregar, e ainda está com 45%.
No resto, nenhum quesito me impressionou, apesar de que a espessura dele, que muitos podem ver como um problema, eu até achei legal pela pegada ser boa.
Só me chamou a atenção o IPS Glow um pouco mais forte que o normal, e a ausência do Smart View.
Mas gostei que a cor prata disfarça bem as marcas de dedo.
Você também tem um Galaxy A05s? Deixe nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário