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Primeiras impressões do Moto G55

Publicado em 25/11/2025 na Comunidade Motorola
Atualizado em 28/11/2025


Meu irmão comprou, no dia 17/10/2025, o Moto G55 (XT2435-1) na cor preta, e eis as impressões do dispositivo:

  • COMPRA E ENTREGA: Achamos ele por R$ 1099 no dia 17/10/2025, depois de um bom tempo sem estoque nessa cor (depois ele caiu ainda mais o preço, mas enfim...). A entrega foi surpreendentemente rápida, como expliquei em detalhes aqui.
  • DESIGN E ACABAMENTO: Achamos o design bem sóbrio, com bom acabamento. O tamanho dele também achamos bem interessante, e é uma pena que os seus sucessores aumentaram de tamanho. Notamos que a traseira suja com marcas de dedo com facilidade.
  • TELA E SOM: A tela é um ponto forte, e o fato de ser LCD IPS não vimos como problema. O notch em furo também é destaque positivo. Apenas a borda inferior poderia ser menor. O som estéreo também funcionou bem. Gostamos dele ter entrada P2 (3.5mm) para fone de ouvido.
  • DESEMPENHO E RECURSOS: Nossa unidade era de um lote de Abril de 2025, e veio de fábrica com o Android 15 com a Hello UI, que nos testes, funcionou bem - esperado para um dispositivo com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento em UFS 2.2, com um bom chipset como o Mediatek Dimensity 7025. Gostamos que a tela de bloqueio e o painel rápido mantém o layout do Android padrão. Não gostamos da fonte padrão da Motorola, então optamos pela fonte padrão do Android, que ficou melhor inclusive no relógio da tela de bloqueio. Gostamos do Moto Secure para guardar aplicativos importantes com senha. Ficamos chateados que não conseguimos desativar os apps de atualização de software via ADB. O Modo Escuro ficou bem interessante no app de Configurações. As opções de ajustes e o suporte a espelhamento e gravação de tela são destaques positivos. Meu irmão gostou do widget de clima padrão, mas reclamou da ausência de ajuste de transparência. Meu irmão sentiu falta de mais opções de ajustes na gaveta de apps, como o de ocultar aplicativos específicos. 
  • CÂMERAS: Nos testes que fizemos, funcionaram bem, embora não fossem pontos fortes do aparelho.
  • BATERIA E CARREGAMENTO: Meu irmão não gostou do desempenho da bateria. A bateria ser de 5000mAh, de fato, não era nenhum destaque, mas reviews diziam que o desempenho da bateria era próximo de smartphones com 6000mAh. Contudo, não foi o que ele conseguiu com o seu dispositivo, que se saiu pior até do que opções da concorrência com os mesmos 5000mAh. Nos testes, o mais decepcionante foi o desempenho em standby. O carregamento, apesar do carregador ser de 33W, também não surpreendeu.
O desempenho fraco da bateria foi o motivo que o levou a devolver o dispositivo.
Ele espera que o Moto G57 Power seja lançado no Brasil (ele lamentou que o mesmo não aconteceu com o Moto G86 Power), para que possa verificar se o desempenho da bateria será igual ou melhor que o seu smartphone atual - que tem 6000mAh, já que o Moto G55 não atendeu as expectativas nesse quesito.

Deixe nos comentários se você tem um Moto G55 e se a bateria também te decepcionou.

Mexi em dois notebooks Lenovo da série IdeaPad

Publicado em 25/11/2025 na Lenovo Community
Atualizado em 08/12/2025


Recentemente tive contato com dois notebooks da Lenovo: um IdeaPad 1i e um IdeaPad Slim 3.

O IdeaPad 1i que eu mexi vinha com Intel Core i5-1235U, 12 GB de RAM e 512 GB de SSD, com o Sistema Operacional LUX, baseado no Debian (eu penso que a Lenovo deveria optar pelo Debian original ao invés de criar um fork dele, embora tenha opções melhores de distros Linux para escolher). Achei o design bem agradável, embora o touchpad pudesse ser maior e ter um melhor acabamento. Vi como vantagem o botão POWER separado do teclado, embora não tivesse suporte a leitor de digital. O teclado (que está no padrão brasileiro ABNT2) também achei bem bacana, com o famoso layout da Lenovo em todas as teclas, e o botão dedicado para "?", "/" e "°" no lugar do "Ctrl" direito (achei interessante, mas eu ainda preferiria que ela diminuísse o "Shift" direito para colocar essa tecla e mantivesse o "Ctrl" direito). A tela é o ponto fraco, por ser LED TN e resolução 1366x768p, mas não a achei terrível. Instalei o Windows 11, e funcionou corretamente. Senti falta da conexão RJ-45, e por isso que prefiro a linha Lenovo V, que também entrega tela Full HD (embora o IdeaPad 1i com Core i3-1315U tenha resolvido, ao menos, esse ponto). A solução para acesso ao menu de inicialização (através de um botão que lembra os de "Reset" de roteadores"), embora criativo, não é muito do meu gosto, sendo que preferiria a Lenovo manter o atalho "F8" para acesso ao WinRE, como era até o Windows 7. 
O Lenovo IdeaPad Slim 3 achei mais interessante, por vir com processador AMD Ryzen 7-7735HS, tela LCD IPS de 15.3 polegadas no layout 16:10, 8 GB de RAM DDR5 e 512 GB de SSD NVMe Gen 4. O teclado com layout atualizado é agradável, mas eu gostava mais do layout anterior, como o do IdeaPad 1i, que era mais original (na verdade, a crítica é mais pela fonte utilizada, que lembra muito a usada pela Dell - mas achei interessante que a Lenovo manteve o texto "caps lock" ao invés de adotar o estranho "fixa"). O touchpad tem um tamanho bom. A saída de som próxima ao teclado também achei interessante. O botão POWER no painel direito achei uma iniciativa curiosa, mas ao menos, é separado do teclado, o que é algo bom. A minha colega que o comprou só teve problemas com o Bitlocker devido a algum erro de configuração do TPM, mas consegui ajudá-la a resolver. Ele veio com Windows 11, que estava funcionando corretamente. Novamente senti falta da conexão RJ-45, que ainda é bastante utilizada no mercado brasileiro, e seria bastante útil para a proposta deste dispositivo. O layout da moldura na parte da webcam também é outro ponto que não me agradou, e embora a iniciativa tenha uma justificativa, na prática, acaba deixando o layout feio.

Você tem algum dos dois notebooks? Deixe nos comentários.

As Casas Bahia estão enrolando pra fazer o reembolso do produto devolvido - RESOLVIDO

Publicado em 24/11/2025

Atualizado em 10/12/2025


Foi comprado, no dia 17/10/2025, o smartphone Moto G55 pelo site das Casas Bahia, para o meu irmão. A entrega, prevista para o dia 21/10/2025, foi surpreendentemente rápida, já que chegou logo na manhã do dia seguinte a compra, 18/10/2025, sendo que a compra foi realizada perto das 23h do dia 17.

Ok, meu irmão fez as configurações e experimentou o smartphone, mas durante a primeira semana, ele se arrependeu da compra, e optou pela devolução.
É aí que começaram os problemas.
Ele solicitou a devolução no dia 23/10/2025 e chegou a confirmação por email.
Mas o problema é que solicitei o envio do produto direto na loja, mas o email dava a entender que seria coletado na minha casa.
Pra piorar, não deram nem data e nem horário de quando fariam a coleta do produto.
Daí, sem prévio aviso, vieram recolher o produto no dia seguinte, logo pela manhã, quando nem tinha dado tempo de embalar o produto no plástico-bolha e escrever o motivo da devolução na nota fiscal.
Pelo menos já tínhamos deixado o produto no jeito, embora acabou sendo devolvido sem estar devidamente protegido, apesar de estar devidamente na embalagem original e guardado direitinho.
Ficamos com receio do produto não ser aprovado, mas curiosamente, no mesmo dia da coleta, saiu que a devolução foi aprovada, e que o reembolso seria realizado por PIX na minha conta, cujo prazo era 1 dia útil, ou seja, pelo dia 24/10 ser numa sexta, a devolução deveria ser no dia 27/10.
Mas o dia chegou, e nada.
Entrei em contato pelo WhatsApp, eles falaram que realmente estava atrasado, mas que iriam liberar em até 5 dias úteis.
E, como o aplicativo continuou com status de reembolso pendente, resolvi aguardar.
Só que, depois de 4 dias, o aplicativo retornou que o reembolso deu errado, e que era para entrar em contato.
Então cliquei no botão "Meu reembolso não caiu", e deu a opção de solicitar atendimento: 
Mas ao selecionar essa opção, essa tela de erro aparece:
Curiosamente o próprio setor de comunicação entrou em contato, tanto pelo WhatsApp quanto pelo email, e fizeram uma nova tentativa, e novamente, apesar de falar de 1 dia útil, demorou 4 dias, e deu a mensagem de erro novamente.
Tentei pela terceira tentativa, mas deu a mesma coisa.
Então, no dia 12/11/2025, resolvi optar pelo reelmbolso através da ordem de pagamento, que segundo a atendente, estaria disponível 10 dias depois:
Fui verificar se o aplicativo confirmava que a ordem de pagamento estava disponível, mas o aplicativo continuava com o status da última tentativa por PIX, com o mesmo problema ao clicar no botão "Meu reembolso não caiu":
Falei com a atendente pelo WhatsApp, e o atendimento foi bastante confuso, como se nem ela soubesse se a ordem de pagamento foi realmente emitida ou não, mas depois, ela confirmou que estava disponível, mas gerando um novo protocolo (o que me pareceu estranho), e que era pra eu ir na agência:
Fui até a agência, mas o responsável pelo caixa falou que não tinha nenhuma ordem de pagamento disponível.
Ou seja, as Casas Bahia só estão me enrolando.
Novamente solicitei pra verem o que aconteceu, os mesmos trâmites, fala para aguardarem, mas sigo sem segurança alguma de que o reembolso será realizado.
Fica uma situação bastante incômoda: a loja não reembolsa, dá a impressão de que quer resolver o problema, mas chega na hora, sempre dá alguma coisa errada, e não resolve.
Por isso, resolvi divulgar essa situação, para mostrar que, na parte de reembolso, as Casas Bahia estão deixando bastante a desejar.
Postei a reclamação no Reclame Aqui, e segue abaixo o link:
O caso só foi resolvido no dia 10/12/2025, quando meu irmão fez o saque da ordem de pagamento na agência do Itaú da minha cidade.

Deixe nos comentários se você também já teve problemas com as Casas Bahia.

Dei de presente para a minha mãe um Galaxy Watch FE

Publicado em 21/11/2025 no Samsung Members
Atualizado em 21/11/2025


Minha mãe fez aniversário recentemente, mas como acabei ficando com o Galaxy Watch4 que ela usava, resolvi que era a ocasião perfeita para presenteá-la com um novo smartwatch.

Inicialmente até cogitei presenteá-la com um Galaxy Fit3 que já a atenderia na parte de exercícios e batimentos cardíacos, mas a minha mãe gostava bastante do recurso de aferir a pressão arterial e ECG do Galaxy Watch4 (comentei sobre ele aqui), então resolvi que iria presenteá-la com um modelo parecido.

E assim optei pelo Galaxy Watch FE (SM-R861).

1.jpg

Eu estava monitorando ele, mas já estava difícil de encontrá-lo no mercado nas últimas semanas, sendo que só tinha em marketplaces.

Até que a Magalu apareceu com estoque dele, e embora o preço não estivesse dos melhores além de só estar disponível na cor rosa (eu queria o da cor preta), por estar próximo da data de aniversário da minha mãe e pelos outros Galaxy Watch estarem ainda mais caros na ocasião, decidi então que era ele mesmo que iria comprar.

Fiquei surpreso de ter vindo com o carregador, e ele ser de 15W. O tempo de carregamento não me surpreendeu, mas não achei ruim, também.

Configurá-lo foi bem fácil, e o bacana é que, com o Smart Switch, ele recuperou a watchface e outras informações que ela tinha do Galaxy Watch4.

No dia a dia, ela vem gostando bastante do Galaxy Watch FE, e a bateria está com bom desempenho.

Ela só não calibrou ainda o medidor de pressão arterial (tomara que esteja funcionando corretamente, dentro das limitações dele).

Ele veio de fábrica com a One UI 5, mas atualizei para a One UI 6. Só que, pelo smartphone, não estava progredindo a instalação, mas fazendo pelo relógio, deu certo.

Me chamou a atenção que, mesmo com a One UI atualizada, ele não veio com a watchface "Painel de informações ultra" que tem no Galaxy Watch4, mas acho que é possível instalá-lo manualmente, embora pode não ser algo exatamente simples de fazer (já que o suporte do Wear OS a Galaxy Store é meio esquisito).

Acho interessante que ele é uma versão atualizada do Galaxy Watch4, tendo apenas como diferença o visor feito em safira (o anterior era em vidro com Gorilla Glass DX+, que dizem ser menos resistente) e a certificação militar atualizada. Eu o considero como um "Galaxy Watch4 Value Edition".

Você também tem ou já teve um Galaxy Watch FE? Deixe nos comentários.

Galaxy A12 e Galaxy M12 oficialmente descontinuados e mais

Publicado em 19/11/2025 no Samsung Members
Atualizado em 19/11/2025


Você teve ou ainda tem o Galaxy A12 ou o Galaxy M12? Eles foram oficialmente descontinuados, já que o último patch de segurança veio pra eles há 1 ano.

Como é de se esperar, ambos compartilham do mesmo projeto, e portanto, basicamente tem as mesmas especificações.

O Galaxy A12, no caso, o SM-A125, foi lançado ainda no final de 2020, também ainda com Android 10 e embora melhorou alguns pontos com relação ao antecessor, ele decepcionou justo na tela, que retrocedeu o notch em furo para o famigerado notch em gota - que infelizmente não saiu mais e segue até a geração atual.

Galaxy M12 (SM-M127) basicamente pega o mesmo projeto (como é de praxe na série Galaxy M), só que troca o chipset Mediatek Helio P35 pelo Exynos 850 (que foi utilizado anteriormente no Galaxy A21s, e chamava a atenção pelos núcleos ARM Cortex-A55, que eram novidade na época), e ainda tem a diferença de suportar o Smart View, recurso que não veio no Galaxy A12, sendo que tinha no Galaxy A11 (expliquei mais sobre isso aqui), além de já vir de fábrica com o Android 11.

Mas a Samsung achou que o Galaxy M12 não era o suficiente, e simplesmente resolveu lançar, inicialmente na Índia, uma nova variante do Galaxy A12, o SM-A127, com o estranho nome de Galaxy A12 Nacho (tudo pra não chamá-lo de Galaxy A12s, que é o seu codinome, vale ressaltar), que basicamente reciclou todo o projeto do Galaxy A12 original apenas trocando o chipset pelo mesmo do Galaxy M12, mas ainda sem incluir o Smart View. Ele também já veio de fábrica com o Android 11.

O problema foi o que a Samsung fez depois: descontinuou o Galaxy A12 original sem alarde, e da mesma forma, começou a vender o Galaxy A12 Nacho em várias partes do mundo - incluindo o Brasil - simplesmente como "Galaxy A12", como se fosse apenas um novo lote do modelo original. Os mais atentos veriam que não era o mesmo Galaxy A12 de antes pela embalagem atualizada, pelo número do modelo e pelo chipset - e vale dizer que o Galaxy M12 seguia sendo vendido, então basicamente a Samsung passou a vender o mesmo aparelho de duas formas.

E pra sacanear ainda mais os usuários do Galaxy A12 original, apesar de tanto o SM-A125 quanto o SM-A127 terem recebido duas atualizações do Android, o fato do A12 mais novo ter vindo de fábrica com o Android mais recente acabou o beneficiando, e dessa forma, o A12 original parou no Android 12 enquanto o A12 mais novo parou no Android 13, assim como o Galaxy M12, como comentei na época aqui.

Mas curiosamente os três pararam no mesmo patch mensal de segurança.

Eu ajudei a minha mãe a comprar um Galaxy A12 na cor vermelha, que posteriormente passou para o meu irmão caçula, e comentei sobre isso aqui.

Se você tiver curiosidade de saber se o seu aparelho está com os patches em dia ou se já foi descontinuado, eu fiz um levantamento e organizei as informações aqui.

Deixe nos comentários a sua opinião.