Publicado em 19/11/2025 no Samsung Members
Atualizado em 19/11/2025
Você teve ou ainda tem o Galaxy A12 ou o Galaxy M12? Eles foram oficialmente descontinuados, já que o último patch de segurança veio pra eles há 1 ano.
Como é de se esperar, ambos compartilham do mesmo projeto, e portanto, basicamente tem as mesmas especificações.
O Galaxy A12, no caso, o SM-A125, foi lançado ainda no final de 2020, também ainda com Android 10 e embora melhorou alguns pontos com relação ao antecessor, ele decepcionou justo na tela, que retrocedeu o notch em furo para o famigerado notch em gota - que infelizmente não saiu mais e segue até a geração atual.
O Galaxy M12 (SM-M127) basicamente pega o mesmo projeto (como é de praxe na série Galaxy M), só que troca o chipset Mediatek Helio P35 pelo Exynos 850 (que foi utilizado anteriormente no Galaxy A21s, e chamava a atenção pelos núcleos ARM Cortex-A55, que eram novidade na época), e ainda tem a diferença de suportar o Smart View, recurso que não veio no Galaxy A12, sendo que tinha no Galaxy A11 (expliquei mais sobre isso aqui), além de já vir de fábrica com o Android 11.
Mas a Samsung achou que o Galaxy M12 não era o suficiente, e simplesmente resolveu lançar, inicialmente na Índia, uma nova variante do Galaxy A12, o SM-A127, com o estranho nome de Galaxy A12 Nacho (tudo pra não chamá-lo de Galaxy A12s, que é o seu codinome, vale ressaltar), que basicamente reciclou todo o projeto do Galaxy A12 original apenas trocando o chipset pelo mesmo do Galaxy M12, mas ainda sem incluir o Smart View. Ele também já veio de fábrica com o Android 11.
O problema foi o que a Samsung fez depois: descontinuou o Galaxy A12 original sem alarde, e da mesma forma, começou a vender o Galaxy A12 Nacho em várias partes do mundo - incluindo o Brasil - simplesmente como "Galaxy A12", como se fosse apenas um novo lote do modelo original. Os mais atentos veriam que não era o mesmo Galaxy A12 de antes pela embalagem atualizada, pelo número do modelo e pelo chipset - e vale dizer que o Galaxy M12 seguia sendo vendido, então basicamente a Samsung passou a vender o mesmo aparelho de duas formas.
E pra sacanear ainda mais os usuários do Galaxy A12 original, apesar de tanto o SM-A125 quanto o SM-A127 terem recebido duas atualizações do Android, o fato do A12 mais novo ter vindo de fábrica com o Android mais recente acabou o beneficiando, e dessa forma, o A12 original parou no Android 12 enquanto o A12 mais novo parou no Android 13, assim como o Galaxy M12, como comentei na época aqui.
Mas curiosamente os três pararam no mesmo patch mensal de segurança.
Eu ajudei a minha mãe a comprar um Galaxy A12 na cor vermelha, que posteriormente passou para o meu irmão caçula, e comentei sobre isso aqui.
Se você tiver curiosidade de saber se o seu aparelho está com os patches em dia ou se já foi descontinuado, eu fiz um levantamento e organizei as informações aqui.
Deixe nos comentários a sua opinião.